domingo, 14 de setembro de 2008

5 Minutos com Jesus - 14/09/2008

Para ouvir a esta mensagem click AQUI


Deus trata com igualdade

No capítulo 20 do evangelho de Mateus Jesus contou uma parábola sobre o proprietário de uma plantação de uvas que precisava de funcionários para a colheita. Após um dia inteiro de trabalho, ao fazer o pagamento dos salários, todos os trabalhadores receberam o mesmo valor, conforme fora combinado. Porém, como alguns haviam trabalhado apenas algumas horas, os outros que passaram o dia inteiro colhendo começaram a reclamar.

Esta queixa conduz ao ponto alto da parábola. O proprietário justifica seu procedimento em forma de três perguntas: Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata? Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Você está com inveja somente porque fui bom para ele?

A forma como Deus age não faz sentido em nossa mente racional, pois é baseada na justiça e amor eternos, e não conforme o nosso juízo crítico e calculista. Em Jesus Cristo, Deus revela uma nova escala de valores, uma escala que é ditada por um amor soberano. O bem estar do ser humano está acima do interesse material. Os que já compreenderam o significado da graça de Deus não ficam surpresos quando Deus concede a mesma recompensa da graça a qualquer outra pessoa.

Assim, também, não é correto exigir uma posição de superioridade no Reino de Deus pelo simples fato de alguém ser cristão desde a infância ou na véspera de sua morte, na velhice. Isto é algo que não faz parte do Reino dos céus. Deus Pai ama a todos e oferece a todos o mesmo prêmio: a salvação. A justificação realizada por Cristo já é o maior “pagamento” que alguém pode receber, e isto basta!

Oremos: Senhor Deus, mesmo não merecendo, tu me deste a salvação em Cristo Jesus. Muito obrigado por esse presente! Amém.
Pastor Alaor Güths dos Santos – adapt. Equipe CPTN

0 comentários: