quarta-feira, 5 de novembro de 2008

5 Minutos com Jesus, 05/11/08

Amar e odiar

Amar a Deus e odiar uma pessoa é impossível. E quem diz ter estes sentimentos antagônicos é mentiroso. Quem afirma isto é o apóstolo João, conhecido como o “apóstolo do amor”. Conta-se que quando ele era convidado a proferir algumas palavras aos cristãos reunidos em culto, sendo ele já de idade muito avançada, limitava-se a dizer: “Amai-vos uns aos outros”.
No capítulo 4 de sua primeira carta, João diz que é impossível amar a Deus e ao mesmo tempo ter o sentimento de ódio. Tanto que, se alguém disser que ama a Deus, mas odeia a seu irmão, é mentiroso! Este é um juízo drástico, sem dúvida. Mas o apóstolo justifica esta sua declaração explicando que ninguém pode amar a Deus a quem não vê, se não amar a seu irmão que pode ser visto.
Esta declaração do apóstolo João aponta para um tema fundamental: O amor a Deus obrigatoriamente se reflete no amor às pessoas que nos cercam. A falta de amor ao próximo, ou o ódio, excluem o amor a Deus. E não há argumento que contradiga esta afirmação. Se uma pessoa ama verdadeiramente a Deus, e sabe que foi amada por ele porque confia no perdão dos pecados que ele ofereceu a nós através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, então essa pessoa manifesta esse amor em sua vida diária.
Por isso, seja verdadeiro no seu amor a Deus. Se você ama com sinceridade e verdade a Deus e a Jesus Cristo que morreu por você na cruz, Deus lhe dará forças para amar também o seu irmão, ou seja, as pessoas que cercam você.
Oremos: Pai celestial, graças te dou por teres revelado o teu amor em Jesus Cristo, teu Filho. Dá-me a capacidade de amar os meus irmãos e as pessoas que colocas ao meu redor. Por Cristo Jesus, teu Filho e meu Senhor. Amém.
Pastor Paulo Kerte Jung

0 comentários: