quarta-feira, 23 de julho de 2008

5 minutos com Jesus 23/07/2008

Para ouvir a esta mensagem click AQUI

Cuidar dos que precisam de ajuda

Hoje queremos falar com você sobre membros da família que muitas vezes são esquecidos em nossa sociedade: as pessoas mais velhas e as viúvas.
A sociedade brasileira está envelhecendo. A expectativa de vida cresceu muito nos últimos anos. Hoje não é raro encontrar nas famílias pessoas com mais de 70 anos de idade. E, em muitos desses casos, essas pessoas estão bem de saúde e podem ainda trabalhar e contribuir para a vida da sociedade.
No entanto, há também muito preconceito em relação às pessoas mais velhas. Emprego para elas praticamente não existe. A aposentadoria delas, em geral, é pequena. Ao mesmo tempo, muitas dessas pessoas sustentam a família e seu pequeno salário mantém a casa. Como lidar com essa realidade?
O apóstolo Paulo, na sua primeira carta a Timóteo, dá um conselho muito simples: Trate os mais velhos como pais. Respeite os mais velhos. Não os despreze. Simples assim, mas faz muita diferença. Os idosos merecem nosso respeito.
O outro conselho que o apóstolo Paulo dá é com referência a como tratar as viúvas. A família da viúva deve cuidar dela. Se ela for muito jovem, ele inclusive aconselha que se case novamente. Mas a família deve amparar a pessoa viúva.
Famílias bem estruturadas cuidam dos seus membros. Não abandonam seus filhos, e os filhos não abandonam seus pais. Aprendem a praticar o amor ao semelhante em casa. Não adianta dar belos discursos sobre como deve ser a vida em sociedade se não cuidarmos, em primeiro lugar, de nossos familiares.
Deus, o Criador da família humana, nos lembra isso quando nos ensina a chamá-lo de Pai. Deus é nosso Pai. Nós somos seus filhos. Os seres humanos são parte de sua família. E assim como ele, em Jesus Cristo, cuidou e continua cuidando de todos, devemos também cuidar dos nossos familiares, especialmente daqueles que mais necessitam da nossa ajuda. Lembremo-nos sempre dos familiares que mais precisam de nosso amor.
Oremos: Amado Pai Celestial, ensina-nos a vivermos em família. Que saibamos cuidar dos mais idosos e que tenhamos cuidado também dos que necessitam de nosso amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pastor Erní Walter Seibert

0 comentários: