domingo, 17 de agosto de 2008

5 Minutos com Jesus - 17/08/2008

Para ouvir a esta mensagem click AQUI


Ganhar de volta o seu irmão

De que maneira e com quais objetivos chamamos a atenção ou repreendemos uma pessoa que faz algo errado? Fazemos isso com cuidado, bom senso e sinceridade de coração? Ou, simplesmente saímos aos quatro ventos divulgando o que o outro fez, criticando e piorando a situação?

No evangelho de Mateus, capítulo 18, versículo 15, Jesus, o bom Mestre e nosso Salvador, diz como devemos agir. O irmão, citado no texto bíblico, é aquele que peca e age erradamente, desrespeita a lei de Deus e a lei dos homens. Ofende você e age de forma vergonhosa. Pode ser qualquer um que tem contato com você, em seu dia-a-dia. E o que você faz? Ignora-o totalmente? Você sabe que isso também não está certo. O que fazer então? Jesus responde: “Vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois”. Esta é a atitude correta. Sem fofocas, sem indiretas, sem falar pelas costas, sem agredir verbalmente em público, sem humilhação. Mas com uma conversa franca, em particular, para esclarecer tudo. É claro que nem sempre há abertura para isso. É preciso avaliar a situação e ver se estamos em posição de corrigir a pessoa. Se for possível, é sempre importante “ganhar de volta o seu irmão”. É preciso estar disposto a perdoar, seguindo o exemplo de Cristo, expressão maior de amor e de perdão para com os homens. Se isso não der certo, então podemos pedir ajuda de outros, sempre com o objetivo de fazer as coisas conforme a vontade de Deus.

Será que temos agido assim, com cautela, seguindo estes passos no espírito do amor, com o objetivo de promover a reconciliação? E a oração, tem acompanhado este procedimento? Jesus garante que “todas as vezes que dois de vocês pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo Pai que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”.

Estes conselhos são fundamentais para o relacionamento entre os seres humanos. Que o amor do Salvador Jesus nos inspire a procedermos desta maneira. E sejamos também humildes, sabendo receber os conselhos, orientações e repreensões que os outros dão a nós.

Oremos: Jesus, diariamente eu peco contra meu irmão, e ele peca contra mim. Todos pecamos contra ti. Perdoa-nos sempre e ajuda-nos para que nos corrijamos mutuamente com amor. Amém.
Pastor Vili Redel

0 comentários: