quinta-feira, 25 de setembro de 2008

5 Minutos com Jesus - 24/09/2009

Para ouvir a esta mensagem click AQUI


“Meus irmãos, vocês que crêem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas” (Tg 2.1).

A Fé que promove igualdade

O profeta Samuel precisava cumprir uma tarefa: escolher o rei do povo de Israel. Ao chegar à casa da família de Jessé, olhou os filhos de Jessé e ao fazer a escolha errada, ouviu de Deus: “Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1Sm 16.7).

Deus nos conhece profundamente. Ele sabe como nós gostamos de julgar os outros pela aparência. Em nosso mundo atual, ter uma boa aparência faz parte da trilha do sucesso. Mas Deus nos conhece. Ele sabe que por trás das roupas bonitas ou por baixo dos trapos imundos, está um ser humano imperfeito e que precisa ser amado antes de tudo.

Por isso Tiago, no capítulo 2, versículo 1º de sua carta, reforça: “Meus irmãos, vocês que crêem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas.”

Tiago estava preocupado porque algumas pessoas estavam tratando de maneira melhor os ricos do que os pobres. E, no entanto, diz Tiago, eram os ricos que os estavam explorando! Ou seja, racionalmente, se alguém merecia ser tratado de maneira pior, deveria ser o rico.

Mas a fé cristã promove a igualdade de tratamento. Todos somos pecadores e todos voltaremos ao pó, ou seja, morreremos. Ricos e pobres. E Deus quer que tenhamos misericórdia de todos, como ele tem misericórdia de nós.

Afinal, seja eu bem-sucedido, possuidor de diplomas e doutorados, tendo emprego, ou seja eu pobre, desempregado e socialmente marginalizado, ainda continuo sendo amado por Deus e dependente do seu perdão. Ao morrer na cruz Jesus nos tratou todos da mesma maneira e a todos ofereceu a vida verdadeira, que vai muito, muito além da aparência.

Oremos: Salvador Jesus, ajuda-me a não tratar as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas. Mas que eu ame a todos como tu me amas e perdoas. Amém.
Pastor Fernando Henrique Huf

0 comentários: