quinta-feira, 23 de outubro de 2008

5 minutos com Jesus 23/10/08

Jogar fora

Numa segunda-feira, o casal entrou no carro e percebeu que algo não cheirava bem. Na terça, a mesma coisa. E na quarta também. Aquele cheiro desagradável era constante. A única diferença era que a cada dia ficava um pouco mais forte.
Na sexta-feira, verificando se o porta-malas estava trancado ou não, o motivo apareceu. Lá estava um saco cheio de lixo, daqueles de 100 litros, com os resíduos do fim de semana anterior. Colocado ali na segunda, para levar até a lixeira do condomínio, o marido havia esquecido de concluir a tarefa.
Cinco dias carregando lixo no interior do carro! Não dava para esperar outra coisa, a não ser... mau cheiro. E não resolveria despejar um frasco de desodorante. Não adiantaria colocar um perfume para o carro, nem tentar fazer de conta de que não estava lá. A situação só ficaria pior. A única coisa a fazer era o óbvio: tirar o lixo e colocar na lixeira.
Assim são os maus hábitos. Não há como negar: enquanto não nos livrarmos deles, eles continuarão a ser ‘lixo’ que carregamos pela vida. Pedro adverte sobre isso, em sua segunda carta, falando dos falsos mestres que, mesmo ensinando a liberdade para os outros, eles mesmos eram escravos de seus próprios maus hábitos.
Com este nosso “lixo existencial’, portanto, não adianta fazer de conta que não está lá. Não adianta dar uma perfumada do tipo “ah, mas nem é tão ruim assim”, ou “tem gente que faz pior”. Não dá para fechar a tampa e tentar esquecer. O que não presta mais vai continuar lá, cheirando mal. E, pior, poderá começar a afetar os ambientes em que circulamos.
Este processo, no sentido bíblico, chama-se “perdão”. Reconhecer o que em nós não presta e desfazer-se disso. Jogar fora, livrar-se do que pesa, atrapalha, cheira mal. Jesus lança tudo isso na lixeira e nos devolve um coração novo, pronto para continuar rodando. Um coração arejado, com menos conteúdos podres e malcheirosos, mas com o bom perfume de Cristo, que torna nossa vida mais perfumada, alegre e livre.
Oremos: Querido Deus, quero, com a força que tu me dás, lutar contra os meus maus hábitos constantemente, para jogar fora o que não presta e cultivar o que edifica. Em nome de Jesus. Amém
Pastor Lucas André Albrecht

0 comentários: