sábado, 8 de novembro de 2008

5 minutos com Jesus 08/11/08

Cuidado com falsos deuses

É carinhosa a forma como o apóstolo João trata os seus leitores. Ele os chama de “Meus filhinhos”. Nas suas três cartas, que se encontram na Bíblia, ele usa várias vezes esta expressão terna. João foi um dos três discípulos mais próximos de Jesus. Seria por isso que ele se expressa freqüentemente com estas palavras carinhosas: “Meus filhinhos”? Mas a forma carinhosa com que ele escreve não impede que ele termine a sua primeira carta chamando atenção de seus leitores para tomarem cuidado com os falsos deuses.
Que falsos deuses seriam estes? Isto não fica claro na carta. Provavelmente ele está chamando a atenção para os “anticristos” que ele cita em trechos anteriores (1Jo 2.18-26). “Anticristo” são todas as pessoas ou organizações que não reconhecem Jesus como o Cristo prometido por Deus e nem reconhecem como verdadeiros os seus ensinamentos. Estas pessoas, ou estes anticristos, estavam aparecendo no meio dos cristãos a quem o apóstolo escreveu a sua carta.
Esta é a forma comum de os anticristos agirem. Eles sempre estão à volta dos filhos de Deus. Eles se apresentam na literatura, na televisão, em certos filmes, em algumas conversas com amigos. Qualquer pessoa que apresente ensinamentos contrários aos que ensinam as Escrituras Sagradas pode ser um anticristo, um falso profeta. É preciso tomar cuidado para não sermos levados por caminhos que nos desviam da verdade, de Deus e de Cristo.
O apóstolo João termina de forma carinhosa a sua primeira carta, resumindo todas as advertências contidas no corpo desta. Para nós ficam também estas palavras ao mesmo tempo carinhosas, firmes e sérias: cuidado com os falsos deuses!
Oremos: Senhor, nosso bom Pastor, guia-me na tua verdade e conduz-me pelos caminhos que te agradam. Por amor de ti mesmo. Amém.
Pastor Paulo Kerte Jung

0 comentários: