sábado, 22 de novembro de 2008

5 minutos com Jesus 22/11/08

Um Deus que conhece tudo

Tiatira, a menor das 7 cidades da Ásia Menor, recebe a maior carta escrita no livro de Apocalipse. Famosa por fabricar a tinta púrpura e por uma fundição de bronze, muitos comerciantes dali se organizavam em clubes onde a prática de idolatria e imoralidade era coisa comum. Parece que uma profetiza da comunidade de Tiatira não somente era tolerante mas estimulava esse tipo de atividade. Talvez muitos líderes seguíam a voz desta mulher e eram levados para o mau caminho. Inclusive já tinha sido advertida, mas não mostrava sinais de arrependimento e mudança de vida.
Viver numa comunidade assim deve ser complicado. Mas está escrito nesta carta que Deus “conhece os pensamentos e os desejos de todos”. É uma carta de amor e consolo reconhecendo que eles continuam fiéis ao desafio de serem filhos de Deus em um contexto difícil dentro da própria congregação. Por duas vezes está escrito: “eu sei o que vocês estão fazendo”. Essa repetição não é pura casualidade, mas uma amostra de que Deus não nos deixa sozinhos e conhece as pedras no nosso caminho, dando força e esperança para aqueles que “aguentam o sofrimento com paciência”.
Toda organização humana, liderada por humanos, carece de perfeição. Os problemas sempre aparecem, dificultando a vida daqueles que se juntam em igreja para viver a fé no Salvador Jesus.
Mas, assim como na carta para a igreja de Tiatira, Deus mostra que sabe o que está passando com os seus filhos. Saber disso nos enche de paz, e podemos superar as dificuldades através do perdão e do amor cristão, sempre nos espelhando em Cristo, que demonstrou seu grande amor ao morrer por nós na cruz.
Oremos: Obrigado, Senhor, por conheceres as dificuldades que enfrentamos. Orienta nossas decisões para que a tua verdade sempre prevaleça. Amém.
Pastor Christian Hoffmann

0 comentários: